terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Predestinação (PARTE III)

Vejamos o que está escrito  cf Jo 1.10-14. Dizer que Jesus não derramou seu sangue por todos, vai de contrário ao que está escrito em I Tm 2.4-6
 O sangue de JESUS o pacto da nova aliança.
Esses pensadores ainda dizem que uma vez predestinado para a salvação o homem de uma forma ou de outra vai ser salvo, assim dar-se a entender por essas palavras que Deus seria de confusão. Nesse caso esses predestinados podem roubar, matar, fazer o que bem entender que no fim de tudo serão salvos, as coisas não são bem assim a salvação é para os que crêem, Deus não força ninguém a ser salvo, com essa predestinação ante-bíblica o homem é forçado por Deus a aceitar a salvação, vejamos o que diz em Rm 10.13 – Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Todos nós fomos alcançados pela misericórdia de Deus através do sacrifício vicário de Jesus, o homem nasce novamente Cf II Co 5.17.
Dizer o plano da salvação não foi executado para alcançar a todos é tornar a crucificar a Cristo removendo o valor do seu sangue, limitando assim o poder de Deus.
No capítulo 8 e versículo 44 de João podemos entender através da leitura do contexto observando também I João 3.1-16. Jesus estava falando com um grupo que vivia no pecado por isso Ele disse que todos os que cometem pecado é escravo do pecado, vemos o próprio Jesus se oferecendo para libertá-los daquela escravidão, devemos nos atentar para não cometermos uma eixegese em vez de exegese, quanto ao ser filho do diabo, são todos aqueles que vivem no pecado (habitual) que vivem na rebeldia. E Jesus se manifestou para tirar os pecados. I João 3.1-16.
No que se refere de que Deus escolheu os seus, isso é evidente, pois Ele sabe e conhece todos aqueles que irão aceitá-lo como Senhor de sua vida, mas isso não quer dizer que qualquer que se arrependa não terá direito a salvação pois esse não é um dos que está dentro do mundo dos predestinados, não tendo assim o direito de se arrepender pois já nasceu para ser condenado e que Jesus não contava com ele quando ocorreu o sacrifício vicário. Afirmar isso é não conhecer a palavra de Deus, e ser egoísta e querer o céu só para si, o dono do Céu é Deus e o sacrifício de Cristo é suficiente para salvar e perdoar a todos os que buscarem esse perdão Mt 11.28.
No capítulo 15.16 de João esse fato transcorre porque era comum os discípulos escolherem os seus mestres, assim vemos que os apóstolos foram escolhidos por Jesus Mt 10.1  - Jo 6.70 e também Jesus escolheu todos os que são Cristãos Rm 8.31-34 – Ef 1.4-14 destaque 13-14. E que se tornaram, ver Jo 17.20 E rogo não somente por este, mas também por aqueles que pela a sua palavra hão de crer em mim. Quando esses falam de livre arbítrio; o que seria arbítrio? Segundo o dicionário Ruth Rocha, significa; decisão que depende só da vontade (2) deliberação de arbítrio (3) opinião.
No dicionário bíblico (Bíblia de Almeida); vontade I Co 7.37.
O que não somos forçados, mas temos liberdades.
A salvação e concedida a todos que aceitam essa graça (favor imerecido) o homem é convencido pelo Espírito Santo, NÃO É POR FORÇA NEM POR VIOLÊNCIA  MAS PELO ESPÍRITO DE DEUS.
O Quanto Deus “escolher uns e desprezar a outros” devemos ler Lc 5.29-32. O amor de Deus foi e é muito grande Ele amou e ama a todos mesmos os pecadores.
Sabemos que o homem tem que ter um comportamento de acordo com o que está escrito em Rm 10.9-18 vemos nesse versículo que Deus não faz acepção, é rico para com todos que o invoca.
  A escolha de Deus é essa é o seu próprio desejo que todos sejam salvos tendo e Ele tem o poder de fazer do vaso velho um vaso novo para hora e glória do seu nome Jr 18.4-6.

13 comentários:

  1. Nossa isso foi demais! Apesar de não concordar com o conceito de que Deus escolheu uns e despreza a outros (PREDESTINAÇÃO), confesso que não tinha muito conhecimento sobre o assunto. Parabéns pela palavra iluminada em sua vida, que Deus te conceda graça para a propagação do evangelho puro e genuíno. E que este estudo sirva para o aprendizado de muitos, que porventura tenham dúvidas de que Deus os ama. A paz!

    ResponderExcluir
  2. Sou grato a Deus, pela sua grande misericórdia pois mesmo nós sendo tão pequenos Ele lembra dos seus pequeninos e não nos deixa confusos. Sei que poderíamos pela graça de Deus ir muito mais além, mas em breve elencaremos sobre as raízes deste pensamento.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal o que está escrito no penúltimo parágrafo; o quanto Deus “escolher uns e desprezar a outros” devemos... Não é o meu pensamento e sim um pensamento desses que acreditam nessa idéia egoísta.

    ResponderExcluir
  4. o Calvinismo é um corrente soterológica que ha muito me intriga, costume dizer que não sou nem calvinista e nem arminianista pelo fato de ter pontos em ambas visões que não concordo. Inclusive meus amigos do IDE alguns dizem ser calvinistas. COmo disse Caio Fábio, joão calvino em sua época não pode ver com profundidade as doutrinas da salvação.. no mais..exelente blog manoww.

    pazz

    ResponderExcluir
  5. Segundo o Calvinismo:Os seres humanos são incapazes de vir a Deus por iniciativa própria. Concordo, pois em IICo4.6-Porque Deus, que disse, das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo. É Deus quem abre o entedimento. Quando falamos de Deus, a bíblia diz o Espírito Santo é quem convence o homem do pecado.

    ResponderExcluir
  6. Segundo o arminianismo: Cada aspecto da humanidade está contaminado pelo pecado, mas não ao ponto de fazer com que os homens sejam incapaz de colocar sua fé em Deus por iniciativa própria.Então vamos lá. Existem diversas passagens que apontam o livre arbítrio do homem,sua capacidade de escolha e seu potencial, ou seja, Deus não criou um ser "MARIONETE" como de certa forma dizem os pensadores Calvinistas.Eu decido muita coisa, veja:Dt 30.10A-Quando OBEDECERES a voz do Senhor teu Deus(EU DECIDO OBEDECER),B-Quando te CONVERTERES ao Senhor teu Deus de todo o teu coração.Versí.16-Se GUARDARES OS MANDAMENTOS que Eu hoje te ordeno...17-Mas se o teu coração se DESVIAR...O que dizer então do versí.19-O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e morte, a benção e a maldição, escolhe pois a vida para que vivas. Deus coloca dois caminhos para que um seja escolhido e deixa apenas a recomendação de qual o melhor a seguir.E os dois caminhos em Mt.7.13-Muitos são os que escolhem a porta larga e o espaçoso caminho.Se Deus nos tivesse como "marionetes" estaria quebrando o principio da criação- "Ele nos fez sua imagem e semelhança".

    ResponderExcluir
  7. No final, a nossa visão é que os dois sistemas falham por tentar explicar o INEXPLICÁVEL. Os seres humanos são incapazes de compreender totalmente um conceito como este. Sim, Deus é absolutamente soberano e de tudo sabe. Sim, os seres humanos são chamados a fazer uma decisão genuína a colocar sua fé em Cristo para a salvação. Estes dois fatos parecem contraditórios para nós, mas na mente de Deus, fazem completo sentido.

    ResponderExcluir
  8. Não concordo com o pensamento calvinista, de que Jesus morreu apenas pelos eleitos. Porém, concordo que Deus nos trás à luz, através de Cristo por sua imensa misericórdia e amor. Pra terminar então,o que não convém é dizer que não temos direito de escolha. O crente que tem entendimento e total dependência do Senhor, sabe levar cativo o seu direito e submete a Deus as suas vontades, propósitos e sonhos. A PAZ!

    ResponderExcluir
  9. Vou te dar um exemplo de que o homem ñ tem livre arbítrio:Vc pensa assim - Como Eu tenho o direito de escolha,hoje resolvi ficar em pé no meio desta rua, debaixo desse sol escaudante o dia todo,daí te pergunto, Tu consegue fazer isso pela tua propria vontade.Pois te dei só um exemplo.Aí te digo o homem ñ tem escolha nesta vida.

    ResponderExcluir
  10. Fico feliz por ter sua participação,

    Com relação sua colocação acima, você já parou para pensar o ato de você está participando desse blog com um comentário, você foi obrigado ou resolveu "de própria vontade" deixar algo?

    Em relação uma pessoa decidir em ficar debaixo do sol quente com certeza existe uma decisão e uma escolha ou você acha que todos fariam isso?

    ResponderExcluir
  11. Sabe maurício, resolvi colocar este comentário para observar na verdade, qual seria a resposta, Dos que tem a idéia do livre-arbítrio.Realmente percebi a dificuldade dos que pensam assim este assunto ( porque pesquisei outros site e observei pessoas com dificuldades, sem respostas e perdidas neste assunto, baseavam-se na biblia e na propria biblia encontravam texto que colocavam dúvidas a respeito, é meu amigo Deus controla tudo, o homem, é que ñ quer reconhecer,mas está escrito Ap 1:7b ) ,(predestinação) é difícil entender porque é muito profundo, isso são detalhes que só poucos consegue entender,nem os calvinistas,nem os que estudam esta doutrina,e algumas denominaçoes ñ consegue entender e fazem confusão a respeito deste. .Voltando ao exemplo, vc ñ entendeu e disse que só o fato de ter postado, usei o livre-abítrio,é verdade pra quem ñ entende este mistério, pois dar-se a entender que usei, mas na verdade ñ foi , como posso explicar isso, entende agora o que o Senhor passou quando esteve aqui na terra.Lembra da pergunta que foi feita pra Ele " o que é a verdade. " Como ia explicar o que era a verdade para o homem.A verdade ñ é esta que o mundo cristão conhece.é muito mais profundo que tu possas imaginar, observei a tua limitação nesta questão,quando comentei o exemplo.Comentei na questão em cima " o homem " ñ " um homem ".Maurício encerro por aqui este assunto,foi legal a experiência.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Boa a sua observação, quanto ao fato de poucos entenderem o livre- arbítrio, também observei a sua "limitação" quanto ao assunto, pelas duas observações feitas por você. Porém, não posso dizer que você ou outro sejam leigos quanto o assunto. Logo estaremos postando alguns comentários sobre esse assunto. No mais obrigado pela sua participação, e esperamos que continues comentados sobre as postagens.

    Que Deus seja louvado para todo o sempre amém.

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3