domingo, 16 de janeiro de 2011

"EVANGELHO DA PROSPERIDADE MATERIAL"

MATERIALISMO
Lendo uma revista de autoria do  professor Mansuêto, PROCLAMAI, 1ª edição, 2010 p, 4-5 . deparei-me com um comentário que me chamou a atenção sobre o “evangelho da prosperidade” um outro “evangelho” esse materialista. Onde se inicia com algumas indagações:
Que Cristianismo estamos vivendo?
Que evangelho estamos pregando?
São indagações que penetram na nossa mente, e que faz os verdadeiros cristãos buscar cada vez mais ao Senhor, pois somente Deus para nos livrar das garras desses “famintos pelo o que é material” essa “teologia” tem como centro a prosperidade, ou seja, a riqueza é o centro desse sistema, isso é inaceitável, pois Deus não veio apenas para o rico como também não veio só para os pobres (Rm 2.11) o Evangelho de Cristo, é simples e puro ele alcança a todos independentemente da sua situação econômica. Para meditação (Gl 3.28)
Estamos vendo o “evangelho” se tornando comercio onde se faz de tudo e se usa de todos os meios para sugar os irmãos. Claro que não devemos esquecer que a verdadeira Igreja ela não se corrompe com essa falsa ideologia, e nem se deixa levar por coisas banais, não estamos condenando a riqueza, porém, isso é consequência do trabalho digno de uma pessoa, a palavra de Deus é bem clara quando diz: mais buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6.33  
Ela não pode ser comprada, muito menos negociada.
É uma vergonha vermos homens que se dizem pregadores do Evangelho enganando o povo, dizem que se alguém é pobre é porque têm alguma coisa errada, homens que usam dos textos Sagrados para defenderem uma ideologia “pobre” e sem sabor. É de grande valia quando é citada na revista a frase de Roger Olson, “O cristianismo está correndo o risco de se tornar uma religião folclórica de culto terapêutico e sentimentos pessoais” (História da teologia, p. 17)
O materialismo tem segado a muitos, fazendo com que eles venham esquecer o verdadeiro propósito da pregação, e venham usá-la para outros objetivos.
Todos esses fatos acima podem vim fazer com que algumas igrejas venham ser sociedades e não fervorosas e espirituais. O que vem gerar fé é o ouvir a palavra de Deus (Rm 10.17).
Temos Paulo, “rejeitando qualquer coisa falsa, ou vergonhosa, que corrompesse a mensagem do evangelho de Cristo" I Co 4. 1-3.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

4 comentários:

  1. Se eu fosse pregadora, pregaria a prosperidade. Porém não uma prosperidade louca, em dizer que Deus dará riquesas a todas as pessoas e que vindo elas a aceitar a fé ficariam ricas de uma hora para a outra. Mas sim a que esta descrita em (Sl.1.2,3b)-Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite,E TUDO QUATO FIZER PROSPERARÁ.(Js.1.8)-não se aparte da tua boca o livro desta Lei;antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer tudo quato nele está escrito;porque então farás PROSPERAR O TEU CAMINHO E SERÁS BEM SUCEDIDO.(IS.1.19)Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o melhor desta terra. A palavra do Senhor trás o entedimento e nos dá a direção certa para vivermos dignamente através do nosso trabalho.A PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Ótima observação Lady, as pessoas pensam que falar sobre "prosperidade" dentro da Igreja é totalmente errado, mas não observam que não é o fato de falar sobre prosperidade, observando os preceitos do Senhor, mas é uma teologia falsa e barata que tem se tornado refúrgio de muitos sugadores. Se em vez de usarem e abusarem da oratória que esses possuem e pregassem a palavra como ela é simples e pura surgiria muito efeito, mas o que vemos são homens vazios e com palavras sem sabor.
    Prosperar não é errado, mas são os meios pelos quais alguns usam é que não condiz com a palvra de DEUS. Isso sim é que nos deixa estarrecidos.

    Gostei da sua observação, fica na Santa PAz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Bom mesmo não sendo eu tão inteirada na palavra como vocês,vou aqui mencionar o que acho a respeito. Posso dizer que o evangelho de Jesus Cristo fora escrito por meio de homens inspirados na palavra do Criador e pelo Espírito Santo. Diante disso pode-se atentar que a palavra da prosperidade deve ser sim ministrada na casa do Senhor, porém, com muita cautela, não usando-a de maneira incorreta querendo atrair para si recursos financeiros, pois a palavra de Deus tem um objetivo: a salvação. E é com base no mesmo que os verdadeiros ministros de Deus devem se focar, pois se o homem atentar mais para o resgate das almas que perecem, concerteza Deus como nosso Pai irá prover a necessidade de cada um conforme o ser humano necessitar. O evangelho de Cristo não é nunca poderá se tornar mercadoria. Faz-se necessário manejar bem a palavra do nosso Senhor. A paz do Senhor!
    Por: Christine Lorena

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo Chistine, Deus empre cuida dos seus. Devemos nos atentar para o que disse o salmista: Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Sl 37.25

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3