domingo, 17 de abril de 2011

O MORMONISMO

   Fundado em 6 de Abril de 1830 por Joseph Smith Jr. e mais cinco pessoas, contam os pesquisadores que em 1820, com a idade de 14 anos, Smith jr., teve uma então sua primeira visão em que era declarado pelo ser que lhe apareceu a apostasia do Cristianismo e também de outras religiões e seitas. Vejamos o que diz a Bíblia: Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre está pedra (Jesus) edificarei a minha Igreja, e as portas do hades (inferno) não prevalecerão contra ela;. Mt 16.16-18.

   Smith Jr. Teva a sua segunda visão em 1823, em que um anjo chamado de Morôni apareceu em sua casa e o revelou onde estava escondido um livro escrito em placas de ouro e também a plenitude do evangelho eterno (?). Esse então anjo lhe revelou que era o filho glorificado se um homem chamado Mórmon -  título que dá nome á seita. Vejamos o que diz a Bíblia;
2-Gálatas 1:8
8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

"Depois de muitas aparições desse suposto anjo, e de receber o sacerdócio de Arão e de Melquesedeque, Joseph Smith Jr., Oliver Cowdery e outros companheiros, fundaram a seita". (L.B - CPAD.2006)

VERSÕES DA ORIGEM DO MOVIMENTO NA PRÓPRIA LITERATURA MORMON
 
1. "Uma diz que em 1820, Joseph Jr., andava preocupado por causa de uma agitação anormal sobre questões religiosas que se generalizou envolvendo batistas, presbiterianos e metodistas. Quando numa visão o Pai e o Filho, teriam dito que todas as igrejas se apostataram e seus credos eram abomináveis. (L.B - CPAD.2006 "apenas o texto").
Em 1823, teria recebido a visita de um estranho anjo chamado Morôni, o qual teria revelado a existência das placas de ouro que deram origem ao Livro de Mórmon".  (L.B - CPAD.2006 "apenas o texto")

2. "Em 1829, teria recebido outra visão. nesta, afirma-se que João Batista teria conferido a joseph Smith Jr. e ao seu companheiro, Oliver Cowdery, o sacerdócio de Arão. em seguida, os dois companheiros batizaram-se um ao outro, e um ao outro ordenaram-se como sacerdotes...Pouco depois, os dois teriam recebido outra visão: João, Pedro e tiago, os quais lhes conferiram o sacerdócio de Melquesedeque. Em 6 de Abril de 1830, Joseph Smith Jr. inaugurou o seu movimento juntamente com cinco amigos. (L.B - CPAD.2006)

Claro que se comparando com o que diz a Bíblia existem várias contradições; Vejamos o que diz a Bíblia; Niguém jamais viu a Deus Jo 1.18a; de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador. E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, mas este, (JESUS) porque permanece para sempre, tem o sacerdócio perpétuo. Hb 7.22-24 ( ou seja, o sacerdócio pela ordem de Melquesedeque pertence exclusivamente e únicamente a Cristo jesus) Deus não divide a sua glória com niguém.

ESCRITOS SAGRADOS

"Eles consideram inspirado e que tem a mesma autoridade da Bíblia e, até acima dela". (L.B - CPAD.2006)

O LIVRO DE MÓRMON

"O conteúdo desse livro nunca foi confirmado pela história e nem pela arqueologia. O texto está com 3.913 mudanças desde a edição de 1830; a maioria consiste em correção de erros gramaticais e mudanças de doutrinas". (L.B - CPAD.2006 "apenas o texto")

TEOLOGIA MOMONITA

São Politeístas (Afirma que o Pai o Filho e o Espírito Santos são três deuses) e que o pai tem corpo físico como o nosso dizem; "como o homem é, Deus foi, como Deus é, o homem poderá vir a ser".

Segundo sua visão teologica Jesus não nasceu de uma virgem mas foi gerado de pai humano, e que Jesus foi casado com as irmãs Marta e Maria (Poligamia) dizem que o casamento de Canã da Galiléia era o casamento de Jesus com Marta e Maria. 

 o que a Bíblia diz: Três dias depois, houve um casamento em Canã da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. Jo 2.1,2

I Jo 10;30
30 Eu e o Pai somos um.
106-João 10:38
38 Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
108-João 14:10
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

*Acreditam que existem pecados que o sangue de Jesus não pode purificar.
*Crêm numa salvação geral onde os não-mórmons são castigados e depois liberados para a salvação etc.
*Batismo pelos mortos  e o casamento para eternidade "selado" onde os cônjuges prometem não contrair novas núpcias na viuvez. esse casamento é para o casal encontrar-se no céu como o próposito de gerarem filhos-deuses para povoarem os outros planetas.
*Eles batisam os entes queridos já falecidos daí a preocupação pela sua genealogia

 O que diz a Bíblia;
 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu. Mt 22.30
E, respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento; Lc 20.34
Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; Lc 20.35

devemos regeitar as fábulas e genealogias I Tm 1.4
Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.

Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos? I Co 15.29 (isso é paganísmo).


(As informações acima foram retiradas da Revista L.B da CPAD do ano de 2006 Heresias e Modernismos. As imagens retiradas da Internet.)

2 comentários:

  1. Muito interessante estas informações, e mais ainda se o povo de Deus ficassem bem informados e atualizados a respeito de tais seitas!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo comentário.

    Concordo plenamente com você Edian,a maioria das pessoas não se preocupam com isso, muitos dizem eles lé e nós cá... contudo não é assim que o Eterno quer nós somos Luz e devemos resplandecer em meio as trevas.

    Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3