sábado, 30 de abril de 2011

ESPIRITÍSMO

O que diz o dicionário: Doutrina dos que crêem na existência de espíritos e no poder de comunicar-se com os espíritos dos mortos. (Ruth Rocha)

Alguns chamam de seita outros de seita-religião; veja alguns pontos doutrinários universal.

* Existência de Deus (inteligência cosmica responsável pela criaçãoe pela manutenção do universo)
* Existência do Espírito (Alma que é envolvido pelo perespírito, que conserva a memória mesmo após a  morte)
* Lei da Reencarnação (meio pelo qual as criaturas, envoluem tanto intelectualmente quanto moralmente, enquanto expiam os erros do passado).
* Lei da Pluraridade (crêem que existem vários planos habitados)
* Lei do Carma ( também conhecido como casualidade moral é o meio pelo qual é interligada as vidas sucessivas do espírito, que lhe dá o destino que condiz com os seus atos praticados)

"Espiritísmo Moderno; é o desenvlvimento das práticas espirituais antigas. Franz Anton Mesmer, médico alemão [...] assombrou a Europa com seus prodígios na prática do espiritísmo e hipnotísmo. Achava que os astros eram responsáveis pelas doenças e começou suas esperiências em 1774". (Livro Religiões, Seitas e Heresias).

"Swedemborg, era um filósofo místico e dizia que Deus lhe tinha dado poder para explicar as Escrituras (Allan Kardec) e não só de explicar as Escrituras mais de se comunicar com o outro mundo".

"Mas o espiritísmo foi realmente iniciado definitivamente pelas irmãs Magie e Katie Fox, esse conhecido como espiritísmo moderno...desenvolvido envolta de 1848". Elas eram dos Estados Unidos (Estado de Nova Iorque) . Diziam que se comunicavam com o espírito do falecido Charles Rosna, que fora assassinado com 31 anos de idade, essa comunicação era atravez de estalidos de dedos e pancadas. Alguns dizem que alguns anos depois elas assumiram não ser verdade o que fora difundida por elas.

Doutrinas Espíritas
A reencarnação; onde os espíritos são classificados, imperfeitos, bons, superiores, e puros. Em resumo essa doutrina anula a Salvação deixando de lado a redenção atráves da morte de Jesus Cristo.

Salvação: Dizem que a perfeição ocorre pela evolução espiritual. (prática de boas obras e do sofrimento).
Existência de Diferentes Mundos: Onde os espíritos nas seus supostos  estágios de evolução espiritual. Dizem que Deus está muito longe, e que só se manifesta através de intermediários - que são os "guias".

Que Jesus é um homem que alcançou um desenvolvimento espiritual elevado.

Se diz que o espiritísmo tem respontas para as seguintes perguntas: "Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui?".
Alguns ainda dizem que o motivo pelo qual frequentam a casa espírita e pelo fato de o ambiente proporcional a sua evolução.

Informações colhidas das referências abaixo)
(umccaminho.com/ Livro - Religiões, Seitas e Heresias)

2 comentários:

  1. Embora a adoração que agrada a Deus tenha de estar segundo o “conhecimento exato”, um exame revela que a maioria das igrejas ensina doutrinas que estão em conflito com a Bíblia. (Romanos 10:2) Por exemplo, apegam-se à doutrina antibíblica de que o homem tem uma alma imortal. (Ezequiel 18:4, 20; veja a página 115.) ‘É este ensino tão ruim assim?’ poderão perguntar-se alguns. Não se esqueça de que a primeira mentira de Satanás foi que o pecado não causaria a morte. (Gênesis 3:1-4) Embora a morte seja agora inevitável, o ensino de que o homem tem uma alma imortal tende a promover a mentira de Satanás. E tem levado milhões de pessoas a tratos temíveis com demônios, que fingem ser a alma dos falecidos. E essa doutrina torna sem significado a verdade bíblica sobre uma vindoura ressurreição dos mortos — Atos 24:15.

    ResponderExcluir
  2. Claro como já sitada a referência de Ezequiel Cap. 18. Sabemos que Deus estava dizendo que todos estavam como ainda estão debaixo da sua autoridade e que todos os de Israel como nós que pecassem estariam sujeito as consequências posteriores ao erro "morte" Rm 6.23 O salário do pecado é a morte, porém, o dom gratuito de Deus é a vida eterna.

    Srs, Sabemos que Satanás tem enganado a muitos com a sua faceta de reencarnação, e muitos tem dado ouvidos a tais abominações, Deus o Eterno abomina tais praticas e não encotramos nas Sagradas Escrituras espaço para tais praticas, como consultar os mortos ou receber espírito desencarnado. Que não tem fundamentos bíblicos para que alguém tenha que ser a reencarnação de alguém do passado para pagar por erros praticados por ele mesmo em outra vida, isso procura tirar a veracidade e o valor do sangue de Cristo Jesus derramado na cruz do calvário para perdoar nossos pecados e nos dar a certeza da salvação em Cristo.

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3