sábado, 25 de dezembro de 2010

Situação Crítica

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (2Cr 7.14)

Falaremos sobre algumas situações que estavam acontecendo no tempo do profeta Jeremias.

Capítulo 7, versículo 1-11 para o entendimento do estudo

Deus fala com o profeta; A palavra que foi dita a Jeremias pelo SENHOR, dizendo; v2 Põe-te à porta da Casa do SENHOR, e dize: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas,

Quando lemos este livro podemos entender claramente o que estava acontecendo naqueles dias, a situação moral e espiritual de Judá. Deus usando de sua misericórdia envia o seu profeta com uma mensagem aquele povo convidando o povo ao arrependimento; vejamos agora onde Deus mandou o seu profeta posicionar-se para a divulgação da mensagem.

Deus disse a Jeremias; Põe-te à porta da Casa do SENHOR, por que do profeta não propagar a mensagem no interior do templo?

A mensagem do profeta precisava alcançar a todos de Judá, observamos a ordem imperativa do SENHOR ao dizer ao profeta; proclama ali esta palavra, e dizei: Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá, vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR. (v2)
Era para alcançar tanto os sacerdotes quanto ao povo, a mensagem deveria ser propagada a todos de Judá (Jr 7.1,2). E no local indicado por Deus ele iria conseguir falar a todos tantos os que passavam em frente ao templo quanto os que entravam no templo, para muitos naquele tempo era difícil entender essa missão como um homens poderia se levantar para falar contra o povo escolhido do SENHOR, pois eles tinham em Judá o Santo Templo do Senhor, e acreditavam que eram intocáveis. Isso é notável quando lemos o versículo 4. (Não vos fieis em palavras falsas dizendo: Templo do SENHOR, Templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.) Compreendemos assim que o profeta do SENHOR não remendou a palavra do Senhor, porém, apresentou assim tudo quanto Deus lhe mandara falar para que o povo se arrependesse de suas obras abomináveis que já tinham chegado até o Senhor. Jeremias conclamou a todos ao arrependimento do menor de Judá ao sumo sacerdote. Temos parado para pensar o que Deus exige do seu povo nos dias de hoje?


O QUE O POVO COMETIA :
1.     O povo estava andando por caminhos errados que não estava de acordo com a vontade de Deus.
2.     As obras que não condiziam com a verdade.
3.     Falsos juízos.
4.     Oprimiam os estrangeiros, os órfãos e as viúvas.
5.     Derramavam sangue inocente.
6.     Andavam após outros deuses (para o seu próprio mal)
7.     Confiavam em palavras falsas etc.

O profeta trazia a mensagem para o arrependimento, no entanto o povo não deu ouvidos ao que Deus ordenara através de seu servo. Como resposta Deus manda seu servo anunciar; v13 -15 Agora, pois, porquanto fizestes todas estas obras, diz o Senhor, e quando eu vos falei insistentemente, vós não ouvirdes, e quando vos chamei, não respondestes. Farei também a está casa, que se chama pelo meu nome, na qual confias, e a este lugar, que vos dei a vossos pais, como fiz a Siló. E eu vos lançarei da minha presença, como lancei todos os vossos irmãos, toda a linhagem de Efraim.
E no versículo 16 Deus diz ao profeta; Tu, pois, não ores por este povo, nem levante por eles clamou ou oração, nem me importunes; pois eu não te ouvirei.

Deus já havia decidido o que iria fazer em relação aquele povo, e não adiantava a oração e o clamor do profeta, por isso que Deus diz no versículo 17 (não vês tu o que o povo anda fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?) ao ponto que chegou Deus não iria revogar sua decisão, pois o povo não se arrependeu.
                                                                     
Os filhos estavam apanhando lenha os pais estavam acendendo o fogo, e as mulheres amassavam a farinha para fazerem bolos à rainha dos céus e oferecendo libações a outros deuses para provocarem a ira de Deus. (V 18)


Concluímos com o versículo 11. É, pois, esta a casa, que se chama pelo meu nome, uma caverna de salteadores aos vossos olhos? Eis que eu mesmo vi isso, diz o SENHOR.

Para compreender o que aconteceu com esse povo, você precisa estudar este Livro Sagrado (Jeremias)


    Observemos, pois se estamos andando conforme as ordenanças do Eterno, andando conforme Jesus nos ensina nas Escrituras Sagradas, sabendo que quando trabalhamos em prol do Reino de Deus de maneira nenhuma deixaremos de ganhar nosso galardão.
    Deixemos, pois todas as obras abomináveis, que não venhamos cair no mesmo erro do povo de Judá, e pensar que só porque estamos dentro de um templo não precisamos de Deus, e que podemos andar segundo a nossa vontade esquecendo assim que olhos do Senhor estão sobre os fiéis da terra.
.
Muitos estão enganados pensando que por participarem de vez em quando de algumas reuniões na igreja (casa de adoração) estão com a sua salvação  garantida, a palavra do Senhor Diz; Porque, se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; (Rm 10.9)  Pois o homem precisa confessar e deixar para alcançar misericórdia.


                                                     Maurício


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3