terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Destino da Alma

Esse tema é fascinante, devemos ter convicção, certeza e fundamentados na Bíblia refutarmos ideologias contrarias a dotrina bíblica.

Para onde vai a alma depois da morte?

Para o entendimento desse assunto é de suma importância um estudo aprofundado mas não basta apenas o estudo, pois muito estudo sem orientação do Espírito Santo, o homem acaba em erros grotescos e poderá levar a muitos ao mesmo erro.

A luz da Bíblia, podemos compreender que os justos quando morriam iam para o lugar chamado Seio de Abrão.

Um único Lugar

Paramos um momento para refletírmos sobre o significado do nome do lugar para onde iam os mortos (justos e ímpios).
No Antigo Testamento, encontramos sendo referido como Seol em Hebraico, e no Novo Testamento, Hades em Grego, a diferença é que um está no Hebraico e a outra no Grego. Como elencado esses dois nomes referem-se ao mesmo lugar, ou seja, todos os seres humanos quando morriam iam para o lugar já citado. É importânte lembrarmos que tantos os justos como os injusto iam para o mesmo lugar Paremos para pensar:

O lugar era um só?

Sim, era o mesmo, porém, como está escrito em Lc 16.26. Havia um grande abismo onde separava os justos dos injustos. Essa é uma verdade incontestável podemos observar que o personagem tem nome isso declara que é um fato e não apenas uma "Parábola" Todos eles estavam conscientes.

Qual era a diferença dessas regiões?

Seio de Abrão (Lugar dos justos): Era de felicidade (contentamento, bom êxito, bem-estar, glória celestial) prazer, e segurança.
Lugar dos Ímpios: assustador, cheio de fogo, muita dor e sofrimento. Base Lc 16. 23-24.

É de suma importância entendermos que o Hades é apenas uma prizão temporária, ainda hoje quando morre um ímpio esse que morre sem Cristo, vai para essa prizão aguardando o Juízo Final, Ap 20. 11-15.

O que aconteceu quando Jesus Ressuscitou?

Lc. 23.43 Jesus Diz; "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso", Como muitos cremos que os que morrem  (Salvos ) não descem ao Hades pois Jesus, mudou a divisão dos justos  e fez uma promessa a sua Igreja (ver Mt 16.18).

Muitos acreditam que quando o homem morre o inferno é o seu túmulo. Preferimos acreditar na Bíblia Sagrada, palavra de Deus essa que é infalível e verdadeira.


 Indubitavelmente, todos os que morrem em pecado, sem Deus, sem paz e sem Salvação, continuam descendo ao Hades. Esses aguardam o Juízo do Grade trono Branco, Ap 20.13-15.

E como  vemos em Fl 1.23. O Paraíso está no céu, e os crentes que morrem  irão para o Paraíso onde reina paz, aguadando a ressurreição I Ts 4.14.

2 comentários:

  1. Sylvio, apenas não foi elencado, não se trata de esquecimento; mas creio que o Senhor é poderoso para cumprir o seu proposito.

    Como está escrito: Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens, Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também antes desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. Ef 4.8-10.

    Pode ser observado no versículo acima que essa mudança ocorreu entre a morte e ressurreição de Jesus Cristo, por isso cremos que Jesus, ao ressuscitar levou para o céu os justos. Paulo, diz: Que foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é licitoao homem referir. I Co 12. 1-4.

    "Jesus disse; Também eu te digo que tus és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" Mt 16.18 - Entendemos que quando Jesus, diz: as portas do inferno não prevalecerão conta ela. Ele estava referindo-se ao poder da morte e o lugar dos mortos (Hades). Como já dissemos Jesus levou os justos para o céu onde está o paraíso.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO POR ESSES ENSINAMENTOS.
    ASS; PAULO FERNANDES

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3