sábado, 20 de agosto de 2011

A DOUTRINA DA TRINDADE

"3. Teorias e doutrinas falsas.

Existem quatro correntes de opiniões contrárias à Trindade. Devemos estar prevenidos contra seus torpes esnsinamentos.

a. O unitarismo ensina que Cristo é menos que Deus. Que se trata de um homem excepcional, sobrenatural até, mas que não é Deus. Deus, dizem, é apenas o Pai.

b. O modalismo ensina que Deus é uma pessoa que se manisfesta em três modos, sendo todavia. unipessoal. Afirmam que o Pai, o Filho e o Espírito Santo apenas repesentam manifestações desse Deus unipessoal.

c. O sabelianismo afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo eram apenas estágios da revelação de Deus ao homem e que de maneira alguma se trata de pessoas distintas uma da outra.

d. O arianismo afirma que apenas o Pai é divino e sem pricípio. O Filho e o Espírito Santo foram criados depois.

4. O ensino bíblico.

A Bíblia ensina e demonstra que Deus é ao mesmo tempo uno e trino. É uno no que diz respeito à divindade. Somente existe uma divindade. Ele é trino no que diz respeito à personalidade. As três pessoas possuem a mesma divindade, mas cada uma possui a sua própria personalidade. Existem quatro aspectos muito especiais a serem considerados no estudo desta doutrina:

a. O Pai, o Filho, e o Espírito Santo são três pessoas absolutamente distintas. Cada uma possui sua própria personalidade.

b. Nenhuma das três pessoas é a outra. Cada uma tem a sua própria identidade. Somente assim poderemos entender de que maneira se realizou, por exemplo, o mistério da encarnação, quando uma das três pessoas tomou a forma humana sem violar a integridade da Trindade.

c. A divindade pertence a cada uma das três Pessoas e a todas três. Logo, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.

d. Considerando que a divindade destas maravilhosas Pessoas é apenas uma, a qual pertecem as três, de maneira alguma existem três deuses, senão apenas um. O que caracteriza o fato de alguém ser Deus é a divindade, existe apenas um Deus. Esse Deus que se manifesta eternamente em três Pessoas! Aleluia! (SP2)"

Referência:
(CPAD/Lições Bíblicas/Maturidade Cristã de 1990)

3 comentários:

  1. ''A Bíblia ensina e demonstra que Deus é ao mesmo tempo uno e trino.''
    Quero a passagem bíblica que ensina isso.

    ''As três pessoas possuem a mesma divindade, mas cada uma possui a sua própria personalidade.''
    Vejo a pessoa do Pai e do Filho na Eternidade, onde está a pessoa do espírito na eternidade? Apocalipse 22:1-3

    ''Logo, o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.''
    Se as 3 Pessoas é Deus: O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Então existem três Deuses? Se não existem 3 Deuses. Como podemos provar que não são 3 Deuses? Como provar biblicamente que na verdade é 1 Deus em 3 Pessoas ou 3 Pessoas em 1 Deus? BIBLICAMENTE.

    ''O que caracteriza o fato de alguém ser Deus é a divindade''
    Êpa! Aí forçou a barra: ''E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.'' Efésios 3:19.
    Ao participarmos da natureza divina, ou seja da divindade que o Eterno nos concede, nos tornamos deuses, os anjos são seres DIVINOS, são deuses?

    Logo:
    “Ao único Deus sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Judas 25
    “Paz seja com os irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo...”. Efésios 6.

    Umas perguntinhas que aguardam resposta.
    1ª Por que Paulo fez referência a Isaías 40:13 em duas ocasiões e em ambas usou o termo “mente” em lugar de “espírito”?

    2ª Se o Espírito Santo não é o Espírito de Jesus (se Jesus é uma pessoa e o espírito outra), como interpretar Atos 16:6 e 7? Qual das duas entidades presentes neste verso (“Espírito Santo” e “Espírito de Jesus”) é a terceira pessoa da Trindade (já que são entidades diferentes)?

    3ª Se o Espírito de Cristo não é o Espírito de Deus (o espírito santo do Pai e do Filho) como interpretar Romanos 8:9? Qual das duas entidades presentes neste verso (“Espírito de Deus” e “Espírito de Cristo”) é a terceira pessoa da Trindade (já que são entidades diferentes)?

    4ª Como explicar a grande quantidade de versos que citam Jesus e o Pai e que contêm elementos de exclusividade como, por exemplo, Mateus 11:27?

    5ª Por que apenas os nomes do Cordeiro e do seu Pai aparecerão na fronte dos 144 mil? (Apoc. 14:1)

    6ª Por que o livro do Apocalipse revela que a adoração é feita exclusivamente ao Pai e ao Cordeiro? (Apoc. 5:13-14; 7:9-12; 11:15-17).

    Aguardo respostas Maurício.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. O comentário publicado faz parte de uma lição publicada em 1990 pela CPAD.

    É certo e todos somos cientes de que não encontramos na Bíblia Sagrada a palavra Trindade, cuntudo as três pessoas Divinas aparece em toda a Bíblia (Gn 1. 1-3) até o último capítulo (Ap 22. 3-17).

    A palavra Elohim é um substantivo na forma plural, ou seja, inclue uma pluralidade de personalidade. Quanto a palavra "único" ligada a Deus (Dt 6.4) vem da palavra heb. achad nesse caso indicando a unidade composta...
    O Pai é chamado Deus (ICo 8.6; Ef 4.6); o Filho (Is 5.20);Is 9.6; Hb 1.8 : E o Espírito Santo (At 5. 3,4). IJo 5.7: Porque três são os testificam no céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. (ARC). Jo 1.1: No princípio, era o Verbo, e o Verbo era Deus, e o Verbo estava com Deus... João 10.30 Eu e o Pai somos um. Mt. 3. 16-17 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. e eis que uma voz dos céus dizia:Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

    Conferir: (Rm 8.16) (Gl 4.6) (IJo 1.1-2)
    Cof. (Rm 1.9) (Jo 18.37.)
    Um só Deus (Dt 6.4) (Mc 12.29) (Êx 20. 2,3) (ICo 8. 5,6) (Ef. 4. 4-6). Algumas referêrncias, creio que respodem algumas questões.

    Espírito de Deus - Espírito de Cristo: (Rm 8.9) o mesmo. Comenta Eurico Bergstén, sobre: ...indicando assim que Ele os representa e também age por eles. Quando o Espírito opera, o Cristo vivo está presente. (Jo 14.18).

    Cremos na Santa Trindade, e em nenhum momento afirmamos que exista três deuses, cremos em um único Deus. E não temos a intensão de provar se existe a trindade ou não, não podemos ver mas cremos...


    Um abraço... crendo ou não na trindade que o Eterno lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  3. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o Amor de Deus e a comunhão de Nosso Querido Espírito Santo seja com todos amem 2cor 13:13.

    ResponderExcluir

Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pelas mutidões da sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de Entre os mortos. IPe 1.3